segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Ano IV - número 38 - janeiro/2014: A famigerada presença do "gerundismo" na comunicação diária

         Prezado (a) leitor (a), eis que surge 2014, um novo ano, um novo tempo que se abre na vida de todos nós. Acolhamos, pois, este novo ano como mais um presente vindo das mãos do Criador.
          Transcorre durante este mês de janeiro, na maioria das instituições de ensino do Brasil, o período merecido de férias para os educadores e os estudantes.
           O BLOG PROF. STEFAN - LÍNGUA PORTUGUESA - COMENTÁRIOS apresenta a sua primeira publicação anual ao (à) internauta leitor (a), tratando da incômoda presença de um problema freqüente na comunicação diária de diversas pessoas.
        Tal problema é o uso excessivo de locuções verbais construídas com o gerúndio, conhecido de forma pejorativa como gerundismo.
        O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa informa que o vocábulo gerúndio entrou em nosso idioma no ano de 1536. As gramáticas esclarecem que juntamente com o infinitivo e o particípio, o gerúndio compõe as formas nominais do verbo. Denominam-se formas nominais porque, além do valor verbal, podem ter a função de nomes (substantivo, adjetivo e advérbio).
Ele é formado pelo sufixo -ndo (exemplos: cantando, vendendo, partindo) e funciona como adjetivo ou advérbio. Exemplos: Vi a menina chorando (função de adjetivo). / Estudando (função de advérbio), venceremos o vestibular. Além disso, o gerúndio ajuda a expressar o aspecto ou a duração da ação: estar falando, ir andando.
                É justamente nesta última função, que envolve a formação de locuções verbais, que o gerúndio pode se transformar num sério e desagradável problema na comunicação. Aliás, ele nem deveria ser empregado em determinadas construções frasais constituídas de locuções verbais. Porém, aparece de maneira errada e indevida. 
         Caro (a) leitor (a), você, com certeza, já ouviu, pessoalmente ou através de ligação telefônica, indivíduos se expressando com as frases seguintes:
_ O senhor pode estar respondendo a algumas questões?
_ Vamos estar gravando a conversa.
_ Nossa empresa vai estar confirmando os dados.
_ O senhor pode estar pagando em boleto.
                Quem as pronuncia, muitas das vezes, acredita piamente que está utilizando um português correto e, inclusive, elegante. Mas, na verdade, utiliza um português incorreto, complicado e, ainda, desagradável aos ouvidos.
            Então, leitor (a), como ficariam no português culto as frases citadas acima? Da seguinte forma, observe:
_ O senhor pode responder a algumas perguntas?
_ Vamos gravar a conversa.
_ Nossa empresa vai confirmar os dados.
_ O senhor pode pagar em boleto.
              Simplesmente é necessário eliminar o verbo estar e colocar o verbo principal no infinitivo ao invés de usá-lo no gerúndio. Portanto, o uso correto da locução verbal é: verbo auxiliar + infinitivo, como está em destaque nas frases.
                 Observe agora alguns outros exemplos desse uso inadequado retirado de situações de comunicação do dia-a-dia. Gostaria de que você, leitor (a), corrigisse, por escrito ou mentalmente, para verificar se aprendeu a eliminar o problema do gerundismo.
1. Conversa entre um motorista de táxi e um passageiro: "Agora o senhor vai ter que estar me dizendo em que rua vou ter que estar entrando."
2. Atendente de telemarketing falando com um cliente: "Então, senhor, vou estar agendando um horário pra um técnico estar visitando o senhor para que ele possa estar instalando o telefone."
3. Diálogo entre compradora e vendedor de loja:
    "_ Vocês têm televisor de tela plana?
      _ Não vou estar tendo, senhora!"
               À medida que o gerundismo se dissemina cada vez mais na língua portuguesa falada atualmente no Brasil, os movimentos contrários a ele vêm surgindo na mesma proporção. Numa pesquisa realizada há pouco tempo no programa de busca Google, foram localizadas mais de 500 mil páginas sobre gerundismo e gerúndio. Esse número é surpreendente!
         Amigo (a) leitor (a), 2014 está apenas iniciando. Continue conectado (a) a este blog recentemente reinaugurado, uma fonte segura de conhecimentos lingüísticos. Um feliz e próspero ano novo!  

sábado, 30 de novembro de 2013

Ano IV - número 37 - dezembro/2013: * edição especial * : Terceiro aniversário e grande reinauguração

         Caro leitor, cara leitora, o BLOG PROF. STEFAN - LÍNGUA PORTUGUESA se alegra intensamente neste mês pela passagem do seu terceiro aniversário. No entanto, é ele que presenteia todos os seus leitores nesta jubilosa comemoração, oferecendo-lhes um novíssimo blog, reinaugurado, com atrativos visuais e modernos recursos.
      Com a presente publicação, ele passa a ser intitulado BLOG PROF. STEFAN - LÍNGUA PORTUGUESA - COMENTÁRIOS e fará parceria com o co-irmão Blog Prof. Stefan - Língua Portuguesa - Textos, que o internauta está acessando através do endereço www.profstefanlport.blogspot.com.br. Ambos os blogs unem suas forças em prol da cultura, pelo contributo da valorização de nossa língua materna.
             Sempre com o intuito de propiciar a expressão de pensamento, o (a) internauta leitor (a) está convidado (a) a postar livremente seu comentário em cada publicação. Deve expor suas considerações, dúvidas, sugestões e críticas construtivas, de modo claro, não se preocupando tanto com a correção gramatical.
               O (A) internauta leitor (a) também deve se inscrever no blog, utilizando um dos meios indicados e a seu alcance para efetuar a sua inscrição: "netevibes", "e-mail Yahoo", "Facebook" e "Google". Dessa forma, ele (ela) se torna um membro registrado, efetivo e plenamente credenciado para expor suas idéias e comentários de modo livre e consciente, podendo até colaborar com a divulgação do blog, por própria iniciativa, através de "e-mail", redes sociais ("Twitter", "Facebook" e "Orkut") e "Google+".
               Leitor (a), quanto à apresentação, tudo foi pensado a fim de que o visual proporcionado fosse agradável e atrativo. Logo ao acessar o blog, você se depara com um cenário deslumbrante: diversos refletores emitindo luzes resplandecentes sobre um palco. Tais luzes simbolizam as emanações da cultura, notadamente o saber lingüístico. Sobre este plano de fundo, ao carregar a página, surge o título do blog acima de um plano de cor azul juntamente com a sua breve descrição. Ao lado direito, também é possível a visualização da foto do autor do blog e, clicando nas linhas indicadas, abre-se uma janela com o seu perfil completo.
               Um recurso moderno já incorporado ao blog e que se destaca bem é o "radio music player online". Caso o (a) leitor (a) tenha em seu computador um sistema de som embutido ou uma caixinha de som acompanhando, se desejar, poderá selecionar uma rádio de alguma parte do mundo com o estilo musical que preferir e ouvi-la enquanto lê a (s) publicação (ões). Junto ao "player" da rádio, há também um relógio digital, informando a hora exata.
               Além disso, o (a) internauta  leitor (a) poderá acessar rapidamente as publicações que desejar, clicando no arquivo do blog, que se trata do índice das postagens e está localizado à direita.
                 Oportunamente o blog será enriquecido ainda mais com outras novidades e recursos, como, por exemplo, as enquetes da língua portuguesa, que serão utilizadas para verificar as opiniões e testar os conhecimentos lingüísticos dos internautas.
                  Prezado (a) leitor (a), o BLOG PROF. STEFAN - LÍNGUA PORTUGUESA - COMENTÁRIOS trará mensalmente publicações de assuntos os mais atuais, relevantes, pertinentes e interessantes de nossa língua materna, da qual pretende ser sempre um instrumento ativo. Os assuntos abordados serão explanados com clareza e com riqueza de detalhes e exemplos, acompanhados de comentários abalizados e até de críticas direcionadas, se necessário. Porém, com o objetivo de se referir genericamente aos que querem deturpar o idioma pátrio, base principal de nossa cultura.
                Todos utilizamos a língua portuguesa diariamente. Precisamos nos expressar e nos comunicar cada vez melhor, oralmente ou através da escrita. Mas, muitas vezes, os conhecimentos são escassos e os poucos conhecimentos adquiridos não são colocados em prática. Este blog deseja contribuir com o aumento e a aplicação deles, com uma linguagem simples e acessível. A gramática será empregada como meio para a compreensão da funcionalidade da língua.
                   O (A) internauta leitor (a) poderá sempre sugerir abordagens futuras de assuntos que porventura lhe tragam dúvidas. Tais sugestões sempre são bem-vindas, uma vez que o blog foi organizado para isso.
               Concluindo, como ainda estamos no período de transição prorrogado para a utilização da nova ortografia, que, portanto, ainda não se faz obrigatória, este blog, por livre posicionamento do seu autor, utilizará a ortografia antiga.
          Estamos nos aproximando dos últimos dias do ano. Por isso, a todos os internautas, um Feliz e Venturoso Natal e Boas Festas! Até 2014, com o primeiro comentário lingüístico deste novíssimo blog!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

INSTRUMENTO A SERVIÇO DE NOSSA LÍNGUA MATERNA

           Em breve, mais precisamente, no mês de dezembro, o blog que veicula esclarecimentos fundamentados e análises abalizadas e críticas sobre assuntos da língua portuguesa já há três anos será reinaugurado, ocupando este espaço na rede. O BLOG PROF. STEFAN - LÍNGUA PORTUGUESA - COMENTÁRIOS  irá trazer sempre os temas mais atuais, relevantes e polêmicos referentes à nossa língua materna. Portanto, prezados (as) internautas do mundo inteiro, aguardem e sejam muito bem-vindos (as)!