Prezado (a) leitor (a), é sumamente importante saber utilizar bem e dominar as palavras e expressões de nossa língua materna para não cometer erros ortográficos. Vamos, portanto, prosseguir na explanação.
16- "Cessão", "sessão" e "seção (secção)". Em que casos utilizar essas palavras homônimas?
Fique atento à correta diferenciação: cessão é o ato de ceder, de dar: A cessão do terreno para a construção de uma escola agradou a todos. / Ele fez a cessão de seus direitos autorais àquela instituição. Sessão constitui o intervalo de tempo que dura uma reunião ou uma assembléia: A Câmara Municipal se reuniu em sessão extraordinária. / Assistimos a uma sessão de cinema. Seção (ou secção) significa "parte de um todo", "subdivisão", "corte": Compramos os presentes na seção (secção) de brinquedos. / Lemos na seção (secção) de economia sobre a alta da inflação.
17- À-toa / à toa: com hífen e sem hífen?
Isso mesmo. Não é difícil diferenciar: à-toa (grafado com hífen) é um adjetivo. Sendo um adjetivo, refere-se a um substantivo e significa "inútil", "desprezível", "impensado", "fácil": Sua vida foi degradante: era um sujeito à-toa. / Nunca suspeitei que um gesto à-toa tivesse tamanha conseqüência. / Não reclame, é um servicinho à-toa. Já à toa (grafado sem hífen) é um advérbio de modo e significa "a esmo", "sem razão", "inutilmente": Andavam à toa pelas ruas e se perderam.
18- Tampouco / tão pouco: Como utilizar corretamente?
Tampouco é um advérbio e possui o significado de "também não": Não cumpriu a tarefa, tampouco apresentou qualquer justificativa. Em tão pouco, há o advérbio de intensidade tão modificando pouco, que pode ser tanto um outro advérbio como um pronome indefinido: Estudamos tão pouco hoje! (tão modifica o advérbio pouco) / Tenho tão pouco entusiasmo por este trabalho! (tão modifica o pronome indefinido pouco).
Até a próxima publicação!