OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A nova ortografia da língua portuguesa tornou-se obrigatória no Brasil em 1º. de janeiro de 2016, após o período ampliado de adaptação, que expirou em 31 de dezembro de 2015. Ela foi oficializada pelo Acordo Ortográfico assinado em dezembro de 1990 pelos países lusófonos. Portanto, este Blog, sendo veículo fidedigno de assuntos pertinentes ao idioma pátrio, seguirá rigorosamente a ortografia oficial a partir da presente publicação.
Prezado (a) leitor (a), eis o ano de 2016 que desponta, inaugurando a segunda metade da segunda década deste século XXI, sob o olhar do Criador. As instituições de ensino do Brasil, neste mês, com a maior parte de suas atividades paralisadas, estão em merecidas férias.
Porém, o Blog de comentários não para e prossegue com as suas publicações mensais, retomando o assunto do emprego atualizado das iniciais maiúsculas em sua segunda e última parte.
6- nos nomes de artes, disciplinas, ciências, bem como nos nomes de instituições de ensino, profissionais, políticas e militares.
Arquitetura, Colégio Rio Branco, Escola Superior de Guerra, Física, Matemática, Ordem dos Advogados do Brasil, Partido Social Cristão, Pintura, Universidade de São Paulo
7- nos nomes de altos cargos, dignidades ou postos.
General, Ministro, Papa, Presidente da República
8- nos títulos de livros, jornais, revistas, ou quaisquer outros que designem criações do intelecto humano (artes, ciências).
Guernica, Jornal do Brasil, Sagarana, Teoria da Relatividade, Veja
9- nos nomes dos pontos cardeais, quando designam região.
A conquista do Oeste é tema frequente dos filmes americanos.
Quando esses nomes designarem direção ou limites geográficos, deverão ser grafados com inicial minúscula.
Percorri o país de norte a sul, de leste a oeste.
10- nos nomes comuns quando personificados ou individualizados.
a Cigarra, a Formiga, a Razão, a Virtude, o Cordeiro, o Lobo
11- nos nomes de leis, decretos, atos, quando empregados em correspondência oficial.
Decreto-Lei nº. 5.515, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei do Inquilinato
12- nas expressões de tratamento ou reverência, bem como nas palavras que se deseja realçar na correspondência.
estimado Professor, meu caro Colega, meu prezado Mestre, Sr. (Senhor), Sra. (Senhora), V. Exª. (Vossa Excelência).
O Blog de comentários linguísticos, já no sexto ano de presença na rede mundial de computadores, propiciará diversos e interessantes assuntos para o conhecimento efetivo dos leitores. Estimo os votos de venturoso ano de 2016 e ótimo período de férias!