Caro (a) leitor (a), na presente publicação, vamos prosseguir, tratando sobre o tema referente à reforma ortográfica, mais especificamente, dos aspectos da acentuação gráfica.
No final de 2008, foi regulamentado no Brasil um acordo internacional que unificou a ortografia da língua portuguesa a partir de janeiro de 2009. Isso significa que os países que falam a língua portuguesa passaram a utilizar uma grafia comum. Determinadas alterações envolveram o sistema de acentuação gráfica.
1. Os ditongos eu, ei, oi são acentuados somente em monossílabos tônicos (mói) ou quando forem tônicos na última sílaba (herói). Deve-se escrever heroico porque o ditongo tônico oi está na penúltima sílaba (palavra paroxítona). Os anéis ficaram presos nos anzóis. > Os ditongos tônicos ei e oi estão na última sílaba (a-néis, an-zóis) e, conforme o Acordo Ortográfico, devem ser acentuados.
2. A primeira vogal tônica dos hiatos tautofônicos oo e ee não é acentuada: Eles veem algum sentido nisso? / Eles releem os capítulos indicados pelo professor. / Eu enjoo em estradas com curvas acentuadas. / Eu não perdoo a sua ingratidão.
3. Apenas dois acentos diferenciais continuam obrigatórios: pôr (verbo no infinitivo) e pôde (no pretérito perfeito): O tempo não para. / A Terra é achatada nos polos. / Faltou energia: ela não pôde enviar a mensagem pelo computador. / Muitos mamíferos apresentam o corpo coberto por pelos. / Após o Acordo Ortográfico, não é mais necessário pôr acento em certas palavras.
4. Antes do Acordo, i e u tônicos que formassem sílaba sozinhos (ou seguidos de s) e estivessem em hiato com a sílaba anterior eram acentuados. Isso não ocorre mais somente em um caso: quando i e u forem tônicos em paroxítonas e formarem hiato com um ditongo anterior.
ci-ú-me / fei-u-ra / ba-la-ús-tre / re-ú-no / e-go-ís-mo / ca-fe-í-na / san-du-í-che: Todas essas palavras são paroxítonas e feiura não recebe mais acento porque forma hiato com um ditongo anterior, não com uma vogal.
Encerrando esta publicação, estimo a todos os leitores uma feliz e santa Páscoa da Ressurreição !