terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Ano VII - número 75 - fevereiro/2017: A utilização da língua padrão e sua ênfase (II)

         O ano de 2017 segue e já estamos no segundo mês, que é o mais breve, com apenas vinte e oito dias. O feriado de Carnaval acontecerá no final de fevereiro, bem como o curto período de recesso. As instituições de ensino, em sua maioria, pouco a pouco, começam a retomar suas atividades após as merecidas férias.
         Nesta publicação, prosseguimos com mais enunciados, com esclarecimentos precisos e comentários abalizados, sempre tendo em vista a norma padrão da nossa língua materna e a sua melhor compreensão.
7. Sou um dos que mais colabora e um dos que menos é reconhecido.
Frase correta. Porém, também está correta desta forma: Sou um dos que mais colaboram e um dos que menos são reconhecidos. > Quando o sujeito é o pronome relativo que precedido da expressão um dos, o verbo pode concordar na terceira pessoa do singular ou do plural, indiferentemente. Por exigência lógica, há casos em que o singular é obrigatório. Exemplo: "É uma das tragédias de Racine que se apresentará hoje no teatro."
8. Nunca fui um homem que criticou seu semelhante.
Frase correta de acordo com a norma-padrão, destacando a concordância verbal.
9. Deu cinco horas o relógio da sala agora há pouco.
Frase correta conforme a norma-padrão. O sujeito dela é o relógio da sala que aparece posposto ao verbo. O verbo (deu) concorda em número e pessoa com o sujeito.
10. Deram cinco horas no relógio da sala agora há pouco.
Enunciado correto de acordo com a norma-padrão. Trata-se de uma frase com sujeito inexistente, em que o verbo fica no plural (deram) para concordar com o numeral (cinco).
11. Falta poucos minutos para bater o sinal de saída.
Enunciado incorreto. Corrigindo: Faltam poucos minutos para bater o sinal de saída. > O sujeito da primeira oração se encontra no plural (poucos minutos). Portanto, o verbo deve concordar com ele no plural (faltam) da mesma forma que o verbo da segunda oração no singular (bater) concorda com o sujeito que está no singular (o sinal de saída).
12. Mais de um aluno passou; menos de dois alunos se transferiram.
Enunciado correto conforme a norma-padrão. Com as expressões "mais de um" e "menos de dois", os verbos concordam com o numeral (respectivamente, passou e transferiram).
         Concluindo mais uma publicação, para todos os profissionais do ensino e estudantes, desejo bom retorno às suas atividades!

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Ano VII - número 74 - janeiro/2017: A utilização da língua padrão e sua ênfase (I)

         Estimado (a) leitor (a), na inexorável passagem do tempo, eis que chega o ano da graça de 2017. E ele inicia com o mês de merecidas férias nas instituições de ensino brasileiras, com a maioria das atividades suspensas.
         Durante este ano, o Blog de comentários destinará diversas publicações, destacando a norma padrão da língua portuguesa. Serão propostos vários enunciados, seguidos de esclarecimentos precisos e de comentários abalizados, no intuito da melhor compreensão do funcionamento de nosso idioma.
1. Os Estados Unidos vão participar dessa competição.
Frase correta de acordo com a norma-padrão, tanto no aspecto da concordância nominal quanto no da concordância verbal.
2. O pessoal lá de casa não gostaram muito de você.
Enunciado incorreto.  Corrigindo: O pessoal lá de casa não gostou muito de você. > Cabe aqui a concordância do verbo no singular, referindo-se ao termo pessoal (substantivo coletivo), que está no singular. Em situação excepcional, estaria correto, com a utilização da concordância ideológica (figura de linguagem: de sintaxe ou de construção, chamada silepse de número).
3. A gente não queremos briga com ninguém.
Enunciado incorreto. Corrigindo: A gente não quer briga com ninguém. > É óbvio que a gente (expressão coloquial) corresponde a nós (forma culta). A concordância gramatical obriga que o verbo fique no singular, pois a referida expressão está no singular. Portanto, não se justifica o uso da concordância ideológica (figura de linguagem: de sintaxe ou de construção, denominada silepse de pessoa), a não ser em caso excepcional.
4. Aqui não se colhe flores nem se fabrica dinheiro.
Frase incorreta. Corrigindo: Aqui não se colhem flores nem se fabrica dinheiro. > Os verbos da frase estão na voz passiva sintética e devem concordar com os seus respectivos sujeitos (flores e dinheiro). Na voz passiva analítica, ficaria da seguinte forma: Aqui não são colhidas flores nem é fabricado dinheiro.
5. A maioria dos homens não ficou aborrecida com a cena.
Frase correta conforme a norma-padrão, tanto no aspecto da concordância verbal quanto no da concordância nominal.
6. Os Estados Unidos são um dos países que mais luta pela liberdade.
Enunciado incorreto. Corrigindo: Os Estados Unidos são um dos países que mais lutam pela liberdade. > O verbo lutar deve ser flexionado no plural para concordar com a palavra países.
         Em dezembro, o Blog de comentários linguísticos entrou no seu sétimo ano na rede mundial de computadores e trará novamente neste ano valiosos esclarecimentos e comentários críticos para o efetivo conhecimento de seus leitores assíduos. Excelente ano de 2017 e proveitoso período de descanso!