Ano IV - número 46 - setembro/2014: Forma, grafia e significado de palavras e expressões (II)
Caro (a) leitor (a), no intuito de auxiliá-lo (a) nas suas dúvidas, que podem surgir em qualquer momento, este blog está dedicando diversas publicações, explanando e comentando a respeito das palavras e expressões da língua portuguesa.
4- Mal/mau: dupla de palavras que causam dúvidas.
É preciso estar sempre atento (a) ao seguinte: Mal pode ser advérbio ou substantivo. Como advérbio, possui o significado de "irregularmente", "erradamente", "de forma inconveniente" e opõe-se a bem. Veja: Era previsível que ele se comportaria mal. Era evidente que ele estava mal-intencionado porque suas opiniões haviam repercutido mal na última reunião. Já como substantivo, mal pode significar "doença", "moléstia"; em certos casos, significa "aquilo que é nocivo e prejudicial". Observe os exemplos: A febre amarela é um mal que atormenta as populações pobres. / O mal é que não se toma nenhuma atitude. O substantivo mal pode designar também um conceito moral, vinculado à idéia de maldade. Com esse sentido, o vocábulo também se opõe a bem: O mal não compensa. Mau é adjetivo e significa "ruim", "de índole má", "de qualidade má". Opõe-se a bom e possui a forma feminina má: Não é mau sujeito. / Trata-se de um mau administrador. / Tem um coração mau.
5- A expressão correta é "a par" ou "ao par"?
Existem as duas expressões. Depende do sentido e do contexto. A par tem o sentido de "bem-informado", "ciente": Mantenha-me a par de tudo o que ocorrer. / É fundamental manter-se a par das decisões tomadas. Ao par é utilizada para indicar relação de equivalência ou igualdade entre valores financeiros (geralmente em operações cambiais): As moedas fortes mantêm o câmbio praticamente ao par.
6- Freqüentemente, os usuários da língua utilizam "de encontro a" em vez de "ao encontro de".
Isso é fato. Observe a distinção: Ao encontro de indica "ser favorável a", "aproximar-se de": Sua posição veio ao encontro da minha. / Quando a viu, foi ao seu encontro e abraçou-a. De encontro a indica oposição, choque, colisão. Observe: Suas opiniões sempre vieram de encontro às minhas: pertencemos a mundos diferentes. / O trator foi de encontro ao muro, derrubando-o.
7- E na expressão de tempo? Será "a" ou "há"?
Veja bem para não confundir: O verbo haver é usado em expressões que indicam tempo decorrido: Os fatos ocorreram há vinte anos. Nesse sentido, corresponde ao verbo fazer: Tudo ocorreu faz vinte anos. A preposição a surge em expressões em que não é possível a substituição pelo verbo fazer: O lançamento do satélite acontecerá daqui a uma semana. / Eles partiriam dali a três horas.
Oportunamente, este blog voltará a abordar sobre as palavras e expressões de nosso idioma com os devidos esclarecimentos que se fazem necessários. N
Nenhum comentário:
Postar um comentário