Estimado (a) leitor (a), após uma breve pausa, prosseguimos, neste mês, abordando sobre as palavras e expressões de nosso idioma.
8- Como deve ser aplicado o uso de "acerca de" e "há cerca de"?
Veja bem a distinção: acerca de significa "sobre", "a respeito de": Haverá uma palestra acerca das conseqüências das queimadas. Há cerca de indica um período aproximado de tempo já transcorrido: Os primeiros colonizadores apareceram há cerca de quinhentos anos.
9- E quanto a "afim" e "a fim"? Junto ou separado?
É preciso saber diferenciar: Afim é adjetivo e significa "igual", "semelhante". Relaciona-se com a idéia de afinidade: Tiveram opiniões afins durante o trabalho. / São espíritos afins. A fim aparece na locução a fim de, que significa "para" e indica uma idéia de finalidade: Trouxe alguns chocolates a fim de nos agradar.
10- Há dúvida também em "demais" e "de mais". Junto ou separado?
É muito comum utilizar somente a primeira forma. Demais pode ser advérbio de intensidade com o sentido de "muito", intensificando verbos, adjetivos ou outros advérbios: Aborreceram-nos demais: isso nos deixou indignados demais. / Estou até bem demais! Demais também pode ser pronome indefinido, equivalendo a "outros", "restantes": Não coma todo o bolo! Deixe um pouco para os demais. Já de mais se opõe a de menos. Refere-se sempre a um substantivo ou pronome: Não vejo nada de mais em sua atitude! / O concurso foi suspenso porque surgiram candidatos de mais.
O mês de dezembro traz à lembrança os primórdios deste blog. Portanto, a próxima publicação será especial, em comemoração alusiva ao seu quarto aniversário. Internautas leitores (as), até a próxima publicação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário