sábado, 31 de janeiro de 2015

Ano V - número 51 - fevereiro/2015: Forma, grafia e significado de palavras e expressões (V)

         O segundo mês do ano assinala, na maioria das instituições de ensino brasileiras, o início de mais um ano letivo. Em 2015, assinala também o feriado de Carnaval e o curto período de recesso.

            Caro (a) leitor (a), prosseguimos com a abordagem de mais algumas palavras e expressões idiomáticas da língua portuguesa e sua correta utilização.

14- "Por que", "por quê", "porque", "porquê". Como empregar corretamente cada um deles?

A forma por que constitui a seqüência de uma preposição (por) e um pronome interrogativo (que). É uma expressão que equivale a "por qual razão", "por qual motivo": Por que você raciocina assim? / Preciso saber por que você raciocina assim. / Não sei por que você pensa isso. Caso apareça no final de uma frase, imediatamente antes de um ponto (final, de interrogação, de exclamação) ou de reticências, a seqüência deve ser escrita por quê, pois o monossílabo que se torna tônico: _ Ainda não encerrou? Por quê? / _ Você tem coragem de perguntar por quê?! Existem casos em que por que representa a seqüência preposição + pronome relativo, equivalendo a "pelo qual" (ou alguma de suas flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais). Em outros contextos, por que equivale a "para que": Estas são as reivindicações por que estamos lutando. / A ponte por que deveríamos passar desabou ontem. / Lutamos por que um dia o Brasil seja melhor. Já a forma porque é uma conjunção, equivalendo a "pois", "uma vez que", "já que", "como": A situação se agravou porque muitas pessoas se omitiram. / Sei que há algo errado porque ninguém compareceu até agora. / Continuas implicando comigo! É porque discordo de ti? Porque também pode indicar finalidade, equivalendo a "para que", "a fim de". Porém, no português atual, é muito pouco usual: Não julgue porque não o julguem. A forma porquê constitui um substantivo. Significa causa, razão, motivo e normalmente aparece acompanhada de uma palavra determinante (um artigo, por exemplo). Sendo substantivo, pode ser colocado no plural: Não é fácil encontrar o porquê de toda esta situação. / Creio que os verdadeiros porquês não foram revelados. Ao se referir à palavra em si, não se acentua, justamente porque a palavra a que se faz referência não possui o acento. Observe: Não encontrei nenhum porque no livro inteiro.

15- Qual a diferença entre as expressões "ao invés de" e "em vez de"?

Ao invés de significa "ao contrário de": Ao invés do que previu a meteorologia, não choveu hoje. Em vez de significa "no lugar de": Em vez de jogar futebol, preferimos ir ao teatro.

         Concluindo a publicação, só resta estimar a todos os profissionais da educação e estudantes um bom retorno às atividades!  

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário