segunda-feira, 29 de maio de 2017

Ano VII - número 79 - junho/2017: A utilização da língua padrão e sua ênfase (VI)

         Estimado (a) leitor (a), os enunciados seguidos pelos devidos esclarecimentos prosseguem neste Blog de comentários sob a luz do tema da utilização da língua padrão. 
31. Sobrou uma bala e um rocambole apenas na mesa de doces da festa.
Frase correta de acordo com a norma-padrão. Nesse caso, o verbo fica no singular, concordando com o elemento mais próximo do sujeito composto (uma bala). Porém, o verbo também pode ficar no plural, concordando com todos os elementos do sujeito composto (sobraram).
32. Tanto você quanto eu estou na mesma situação.
Frase incorreta. Corrigindo: Tanto você quanto eu estamos na mesma situação. > O verbo estar deve ficar na primeira pessoa do plural, concordando com os sujeitos ligados por tanto... quanto.
33. Eu ou ele será o goleiro do time amanhã.
Enunciado correto conforme a norma-padrão. Quando os elementos do sujeito composto se acham ligados por ou, a concordância acontece de acordo com o sentido: se houver ideia de exclusão, o verbo concorda com o sujeito mais próximo. Outro exemplo: Ou eu ou tu ganharás o prêmio.
34. Não repare a bagunça do meu quarto!
Enunciado incorreto. Corrigindo: Não repare na bagunça do meu quarto. > Esse enunciado está incorreto porque apresenta solecismo (erro de sintaxe de regência verbal). O verbo reparar é transitivo indireto, portanto exige complemento com preposição, isto é, objeto indireto (na bagunça do meu quarto).
35. Desculpe-nos pelo transtorno: estamos trabalhando para o seu maior conforto!
Enunciado correto conforme a norma-padrão. A regência verbal está correta: quem desculpa, desculpa alguém por algo. Outra construção possível e correta: Desculpe-nos do transtorno: estamos trabalhando para o seu maior conforto!
36. Respondi todas as questões da prova.
Frase incorreta. Corrigindo: Respondi a todas as questões da prova. > O verbo responder é transitivo indireto, exigindo objeto indireto (complemento verbal antecedido de preposição a), mesmo que seu complemento não seja pessoa. A tendência dos falantes é omitir a preposição a.
         Na próxima publicação, neste Blog de comentários, um novo conjunto de enunciados para a devida análise da língua padrão. Até o próximo mês!

domingo, 7 de maio de 2017

Ano VII - número 78 - maio/2017: A utilização da língua padrão e sua ênfase (V)

         Prezado (a) leitor (a), no Blog de comentários, você continua tirando suas dúvidas a respeito dos aspectos referentes à norma-padrão através dos enunciados e comentários esclarecedores.
25. Vai fazer mais de vinte anos que não tiro férias.
Enunciado correto de acordo com a norma-padrão. A oração Vai fazer mais de vinte anos apresenta sujeito inexistente, pois contém o verbo fazer indicando tempo decorrido. A impessoalidade desse verbo passa para o seu verbo auxiliar ir, que está flexionado na terceira pessoa do singular (forma verbal: vai).
26. Um milhão de pessoas morreu nessa guerra.
Frase correta conforme a norma-padrão. Se a concordância do verbo morrer é feita com o numeral milhão que está no singular, ele também deve permanecer no singular (morreu).
27. Será que existe mesmo rios no deserto?
Frase incorreta. Corrigindo: Será que existem mesmo rios no deserto? > O verbo existir não está flexionado na forma correta, pois deve concordar com o substantivo rios no plural (existem).
28. Deve existir torcedores machucados no estádio.
Enunciado incorreto. Corrigindo: Devem existir torcedores machucados no estádio. > O verbo existir, integrando uma locução verbal, deve ter o seu verbo auxiliar flexionado no plural a fim de concordar com o sujeito torcedores machucados (devem).
29. Podiam haver muitos feridos, mas ninguém sabia ao certo.
Enunciado incorreto. Corrigindo: Podia haver muitos feridos, mas ninguém sabia ao certo. > O verbo haver da primeira oração está no sentido de existir e transmite a impessoalidade ao seu verbo auxiliar poder, que obrigatoriamente é flexionado no singular (podia). Trata-se de uma oração sem sujeito.
30. Sobe hoje o leite e o pão. Já subiu ontem a gasolina e o álcool.
Frases corretas de acordo com a norma-padrão. Nesse caso, o verbo subir, que vem antes do sujeito composto, concorda com os elementos mais próximos (leite/gasolina). Mas também essas frases estariam corretas da seguinte forma: Sobem hoje o leite e o pão. Já subiram ontem a gasolina e o álcool. > O verbo subir faz a concordância com todos os elementos da sequência: leite/pão e gasolina/álcool.
         Na próxima publicação, novos enunciados propostos para a sua reflexão gramatical, observando a norma-padrão. Até o próximo mês!