domingo, 7 de maio de 2017

Ano VII - número 78 - maio/2017: A utilização da língua padrão e sua ênfase (V)

         Prezado (a) leitor (a), no Blog de comentários, você continua tirando suas dúvidas a respeito dos aspectos referentes à norma-padrão através dos enunciados e comentários esclarecedores.
25. Vai fazer mais de vinte anos que não tiro férias.
Enunciado correto de acordo com a norma-padrão. A oração Vai fazer mais de vinte anos apresenta sujeito inexistente, pois contém o verbo fazer indicando tempo decorrido. A impessoalidade desse verbo passa para o seu verbo auxiliar ir, que está flexionado na terceira pessoa do singular (forma verbal: vai).
26. Um milhão de pessoas morreu nessa guerra.
Frase correta conforme a norma-padrão. Se a concordância do verbo morrer é feita com o numeral milhão que está no singular, ele também deve permanecer no singular (morreu).
27. Será que existe mesmo rios no deserto?
Frase incorreta. Corrigindo: Será que existem mesmo rios no deserto? > O verbo existir não está flexionado na forma correta, pois deve concordar com o substantivo rios no plural (existem).
28. Deve existir torcedores machucados no estádio.
Enunciado incorreto. Corrigindo: Devem existir torcedores machucados no estádio. > O verbo existir, integrando uma locução verbal, deve ter o seu verbo auxiliar flexionado no plural a fim de concordar com o sujeito torcedores machucados (devem).
29. Podiam haver muitos feridos, mas ninguém sabia ao certo.
Enunciado incorreto. Corrigindo: Podia haver muitos feridos, mas ninguém sabia ao certo. > O verbo haver da primeira oração está no sentido de existir e transmite a impessoalidade ao seu verbo auxiliar poder, que obrigatoriamente é flexionado no singular (podia). Trata-se de uma oração sem sujeito.
30. Sobe hoje o leite e o pão. Já subiu ontem a gasolina e o álcool.
Frases corretas de acordo com a norma-padrão. Nesse caso, o verbo subir, que vem antes do sujeito composto, concorda com os elementos mais próximos (leite/gasolina). Mas também essas frases estariam corretas da seguinte forma: Sobem hoje o leite e o pão. Já subiram ontem a gasolina e o álcool. > O verbo subir faz a concordância com todos os elementos da sequência: leite/pão e gasolina/álcool.
         Na próxima publicação, novos enunciados propostos para a sua reflexão gramatical, observando a norma-padrão. Até o próximo mês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário