sábado, 2 de setembro de 2017

Ano VII - número 82 - setembro/2017: A utilização da língua padrão e sua ênfase (IX)

         Caro (a) leitor (a), damos prosseguimento, na presente publicação, ao tema da língua padrão, visando à correta expressão oral e escrita. A partir deste mês, serão esclarecidas dúvidas a respeito dos mais variados assuntos referentes à norma-padrão.
1. Duas letras representando um fonema apenas recebem o nome de dígrafo. E uma só letra representando dois fonemas simultaneamente que nome recebe?
Recebe o nome de dífono. Exemplos: táxi e tóxico, em que a letra x equivale aos fonemas ks.
2. Uma palavra monossílaba pode ser chamada de oxítona?
Não, em hipótese alguma. Uma palavra, para ser chamada de oxítona, precisa possuir ao menos duas sílabas. A monossílaba, possuindo somente uma sílaba, apenas pode ser designada tônica ou átona.
3. Em uma sílaba, pode existir só uma vogal. Como podem existir palavras com duas vogais na mesma sílaba? 
Não são duas vogais na mesma sílaba dessas palavras, pois isso jamais ocorrerá. Cada vogal forma uma sílaba. Na verdade, em tal sílaba, há um ditongo, que é o encontro de uma vogal e uma semivogal e vice-versa. Exemplos: bra-si-lei-ro; á-gua.
4. Til é acento gráfico?
Não. Trata-se de um sinal diacrítico, que é usado somente para alterar o valor fonético de uma vogal. Na língua portuguesa, não existe nenhuma palavra com dois acentos gráficos. Por exemplo: a palavra órgão só possui um acento gráfico, o agudo. O til é um sinal diacrítico, que serve para nasalizar a vogal a.
5. Qual o vocábulo correto: "abstêmio", "abstênio" ou "abstêmico"?
O vocábulo correto é abstêmio (= sóbrio, que não ingere bebida alcoólica).
6. As palavras anta e antigo têm o mesmo radical? São palavras cognatas?
Não. Embora as três primeiras letras de ambas sejam as mesmas (ant), não existe entre elas o mesmo conceito, a mesma ideia. Portanto, não pertencem à mesma família de palavras.
         As dúvidas referentes à norma-padrão são realmente muito numerosas. Oportunamente este Blog irá esclarecê-las ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário