sábado, 2 de dezembro de 2017

Ano VIII - número 85 - dezembro/2017 - *edição especial*: Sétimo aniversário do Blog de Comentários

         Estimado (a) e assíduo (a) leitor (a), o último mês de cada ano é marcante para este Blog, recordando os seus primórdios. Comemoramos o seu sétimo aniversário e o quarto ano de sua reinauguração na rede mundial de computadores.
         O BLOG PROF. STEFAN - LÍNGUA PORTUGUESA - COMENTÁRIOS, em clima de imensa alegria, novamente presenteia os seus assíduos leitores. Um artigo especialmente selecionado, que trata a respeito do uso da tecnologia no ensino da língua portuguesa, um tema bastante atual.
         A expansão da informática que temos vivenciado nestas duas últimas décadas tem sido responsável por transformações significativas nos setores de trabalho e nas relações humanas, chegando também a influenciar o estudo, o aprendizado e o aperfeiçoamento da Língua Portuguesa.
         Com o fácil acesso aos computadores e à Internet, foi aberta uma nova dimensão para a introdução de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem, principalmente no que diz respeito a softwares e atividades que possibilitem um alto grau de interatividade por parte dos aprendizes. Isso traz uma série de vantagens, como: facilitar o esclarecimento de dúvidas e diminuir o isolamento dos alunos com vistas a favorecer a obtenção de informações sobre seu aproveitamento, motivando-os para o aprendizado.
         O bom uso e a exploração das tecnologias como ferramenta auxiliar ao ensino de Língua Portuguesa auxiliam muito na aquisição de novos conhecimentos dos alunos e complementam a prática pedagógica da sala de aula.
         O papel do professor no processo de ensino da Língua Portuguesa é introduzir no ambiente dos alunos elementos capazes de provocar uma situação conflitual que poderá levá-los a aprender, dependendo do modo que agirão a partir desse conflito. A ação pedagógica deve caracterizar-se por atividades didáticas que auxiliem os alunos a se apropriarem do saber e não apenas a recebê-lo, pois receber não implica necessariamente em aprender.
             O uso da informática na Língua Portuguesa passa a ser uma ciência em que há a busca pela descrição, pela explicitação, pela análise e decomposição dos comportamentos inteligentes em pequenos módulos. O ensino pode ser considerado como sendo mais do que uma simples ferramenta de transmissão de conhecimentos. (Extraído e adaptado de www.joseferreira.com.br) 
         Finalizando, para todos os internautas leitores deste Blog aniversariante, os mais expressivos votos de feliz e santo Natal!

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